O Oxente, Gente! nas Redes sociais

Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ansiedade : O mal do século



O que é?

Este é sem duvida o mais comum e característico transtorno emocional de nossos tempos. A ansiedade e o medo são parentes próximos, originários de uma mesma raiz do funcionamento mental.
A característica externa, visível e fundamental do transtorno ansioso é a pressa, é a vontade que a pessoa tem que as coisas acabem rápido que elas se concluam. Isto acontece porque  o sentimento interior inconsciente é de medo, de pressentimento de que algo de ruim possa acontecer, que algo não vai dar certo e que por isto ele deve se apressar para que o fato no qual ele esta envolvido se conclua rapidamente para que ele possa se ver livre, aliviado da sensação de perigo.

Quais os sintomas?

·         Inquietação motora (a pessoa não consegue ficar parada, as vezes rói unhas, puxa o cabelo, precisa ficar mexendo em algo, permanece balançando pernas e braços),
·         Sensações de angustia (aperto no peito ou na garganta),
·         Sudorese,
·         Taquicardia,
·         Mal estar generalizado,
·          Compulsão para falar ( muita dificuldade de ouvir, absorver e entender)

Apresentações clínicas

·         Síndrome do pânico: palpitações, falta de ar, tontura, sensação de desmaio, de morte ou de que se vai enlouquecer ou perder o controle de tudo. Nada mais é do que a repetição de crises de ansiedade aguda.
·         Agorofobia: medo de multidão, medo de lugares abertos, medo de passar mal fora de casa.
·         TOC: idéias obssessivas que levam inconscientemente a atos repetitivos, compulsivos, que são feitos mesmo sem a vontade do paciente. O paciente sabe que aquilo não é  certo, mas não consegue parar de fazer e acha que se não fizer algo de ruim vai acontecer.
·         TAG: é caracterizada pelos sintomas citados acima e ocorrem de forma contínua, crônica, diferente do pânico que é agudo.
·         Fobias específicas: medo de animais, medo de elevador, lugares fechados, medo de altura.

O que causa?

A ansiedade está muito relacionada com a aceleração desarmônica de nossa mente. A vida moderna, urbana estimula em demasia a nossa mente e está sempre exigindo elaboração e raciocínios rápidos o que desencadeia quadros de ansiedade. A vontade do individuo de achar soluções rápidas também é outro fator desencadeante assim como o desejo de buscar e atingir objetivos que supostamente trariam tranqüilidade, e quanto mais rápida e desarmônica a mente estiver, maior a sensação de medo e ansiedade. Quanto mais equilibrada, harmônica e coordenada a nossa mente estiver, maior a sensação de calma e paz de espírito.

Como tratar?

Dependendo do grau da ansiedade e da apresentação clínica, podemos usar 3 tipos de medicamentos: os benzodiazepínicos, mas conhecido pelo Diazepam, Clonazepam, que são medicamentos que aliviam os sintomas de forma rápida, mas não duradoura, ou sejam não tratam. E ainda podem causar tolerância e dependência, pois agem no cérebro nos mesmos receptores do álcool.
O tratamento deve ser feito a base de antidepressivos, que atuam aumentando as substâncias que dão prazer, principalmente a serotonina, dando sensação de bem estar e diminuindo o medo e as angústias. Levam de 3-4 semanas para começar a fazer efeito e podem ter efeitos colaterais nas primeiras semanas. Devem ser usados por pelo menos 4-6 meses.
Nos casos mais graves podemos usar os antipisicóticos que além de provocar sedação, diminuem as alucinações, quando presentes.
Em casos leves, pode-se usar só a psicoterapia, principalmente aliada a prática de exercícios físicos. E quando é possível aliar a medicação à psicoterapia os índices de sucesso são maiores.

Fonte:ClinicaGeralEPsiquiatria

Nenhum comentário:

Postar um comentário